Bandeiras Tarifárias: Saiba tudo sobre as vilãs da sua fatura de energia

bandeira

Se tem uma coisa que os clientes da Sun Mobi não precisam se preocupar são com as bandeiras tarifárias. Ainda assim, elas assombram boa parte dos consumidores que ainda não optaram por utilizar energia solar limpa e renovável. Saiba mais sobre as bandeiras tarifárias, como elas afetam a sua conta de luz e porque os consumidores que utilizam a energia solar por assinatura da Sun Mobi estão livres das variações das bandeiras tarifárias.

O que são as bandeiras tarifárias?

As bandeiras tarifárias são uma forma de repassar ao consumidor as variações de valor pelas quais a geração, transmissão e distribuição de energia passam.  Elas são atualmente uma forma mais simples e transparente de informar os consumidores sobre as variações na geração e no valor da energia elétrica. Antes, as variações no valor da geração eram repassadas em reajustes posteriores até um ano após o uso. 

 

Como funcionam as bandeiras tarifárias?

  1. Ao final de cada mês a ANEEL determina qual será a bandeira tarifária do mês seguinte. A bandeira depende do nível de água dos reservatórios: se estamos em período de chuvas, os reservatórios tendem a ficar cheios; se estamos em época de estiagem, o nível tende a baixar. Neste último caso, entram em cena as termelétricas Essas usinas produzem energia através da queima de combustíveis fósseis, como gás e carvão, e o Diesel, que é um derivado do petróleo. Por isso, a compra de matéria-prima torna sua geração muito mais cara e poluente.

A variação no valor das bandeiras tarifárias depende de alguns fatores, como:

A origem da geração

A energia pode ser gerada de várias formas. A principal utilizada no Brasil é a geração em usinas hidrelétricas. Porém, quando o nível dos reservatórios baixam, são acionadas as usinas termelétricas. Outros tipos de geração nacional são: solar, eólica, biomassa e nuclear. 

A demanda da geração

Se houver um aumento da demanda por energia, pode sobrecarregar  as usinas hidrelétricas. Aqui, novamente, é ativada a geração termelétrica.

A escassez de matéria-prima para geração de energia

Usinas termelétricas e nucleares possuem uma geração mais cara, por dependerem de matérias-primas não renováveis. Além disso, são bem mais poluentes.

O que significa cada bandeira?

As tarifas são divididas em 5 bandeiras: 

    • Verde
    • Amarela 
    • Vermelha patamar 1
    • Vermelha patamar 2 
    • Vermelha crise hídrica

Observação importante: os valores aqui listados são referentes ao mês de agosto de 2022.

Bandeira verde:

As hidrelétricas, que geram energia mais barata, estão operando a pleno vapor e produzindo energia em grande quantidade. Com essa bandeira, não há acréscimos na conta de luz.

Bandeira amarela: 

As condições para a geração de energia através das hidrelétricas não são favoráveis, sendo necessário ativar a geração nas usinas termelétricas. Essas usinas produzem energia através da queima de combustíveis fósseis, tornando-as mais poluentes e menos eficientes. Aqui se dá o primeiro acréscimo na conta de luz. 

Bandeiras vermelhas:

Há 3 tipos de bandeiras vermelhas: patamar 1, patamar 2 e crise hídrica. São acionadas quando há grande demanda para as usinas termelétricas – que usam Diesel, carvão ou gás -, com geração mais cara, o que a encarece também para o consumidor final. Nesta última bandeira – a de crise hídrica-, quando a estiagem é forte e os níveis dos reservatórios baixam, chega-se a pagar até R$14,20 a cada 100 kWh

banner

Por que os assinantes de energia solar estão livres da cobrança das bandeiras tarifárias?

A energia solar é, assim como a energia elétrica, considerada uma forma limpa de energia. Além disso, por ter uma matéria-prima considerada infinita – a luz solar-, sua geração é mais barata. A geração solar pode sofrer com o clima também, mas as condições climáticas têm um impacto bem mais brando nesse tipo de geração. 

Apesar disso,  a geração solar ainda não atingiu todo seu potencial no Brasil. Apesar do território brasileiro receber mais de 2.200 horas anuais de insolação, correspondendo a 15 trilhões de megawatts, a energia solar corresponde a apenas 8,5% da matriz energética nacional. 

Para incentivar a geração e o consumo de energia solar e mudar esse cenário, a ANEEL isentou o consumidor de energia solar da cobrança das bandeiras tarifárias. Desta forma, você consome energia limpa, dando um passo a mais em direção a um estilo de vida mais sustentável e ainda o faz com economia. 

Assinatura de energia solar da Sun Mobi

Com a Sun Mobi, você pode se tornar um consumidor de energia solar isento de bandeiras tarifárias. Assim, você tem mais previsibilidade dos seus gastos com energia elétrica e não precisa se preocupar com sustos ao ver sua conta de luz. E ainda pode usar energia elétrica com mais consciência e controle

Tudo isso sem obras, sem quebra-quebra, sem investimentos, sem burocracia e com adesão 100% digital.

QUERO FAZER PARTE DE UMA REDE SUSTENTÁVEL E ME LIVRAR DAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

FAle com a gente agora