Energia limpa: O que significa e por que usá-la?

banner_energia_limpa

A energia limpa é um dos principais pilares da sustentabilidade. Isso porque, ao dar preferência à produção e ao consumo desse tipo de energia, diminuímos a nossa dependência de combustíveis fósseis. Neste artigo, falaremos sobre o que é energia limpa, quais são os principais tipos de produção de energia atualmente, o quanto eles impactam no meio ambiente e como podemos consumir energia limpa de forma econômica e consciente.

Energia limpa x Energia poluente

Mas afinal, o que é energia limpa? É um conceito bem simples: são tipos de energia, cuja geração causa baixo impacto ao meio ambiente. Já a energia mais poluente é o oposto: sua geração contínua causa um impacto significativo no meio ambiente. Existem dois tipos de matrizes energéticas: renováveis e não renováveis. A energia renovável é, normalmente, associada às energias limpas, enquanto as não-renováveis, as energias mais poluentes. 

Energias não-renováveis: 

Derivadas de matérias primas que podem se esgotar devido ao uso contínuo, como carvão, petróleo e gás natural. São tipos de produção de energia bastante poluentes. Normalmente produzem energia através da queima de matéria-prima, resultando na liberação de gases poluentes na atmosfera, como o gás carbônico (CO²), um dos grandes vilões do aquecimento global. 

Dentro dessas energias, podemos destacar também a energia nuclear, resultante da fissão de átomos de elementos radioativos, como o plutônio. A geração nuclear é custosa e bem menos eficiente que outros tipos de geração elétrica. Os reatores nucleares, o local onde ocorrem essas fissões dentro das usinas, tem uma vida útil curta, de até 40 anos. Aqui, o grande problema se encontra na grande geração de lixo atômico. Além disso, acidentes em usinas nucleares podem ter impactos profundos e duradouros na comunidade à sua volta.

Energias renováveis: 

Derivadas de matérias primas que se encontram em abundância na natureza. São consideravelmente menos poluentes que as não-renováveis. Apesar disso, algumas ainda geram impacto no meio-ambiente. As mais conhecidas são a energia hidroelétrica, eólica e a solar. 

Tipos de energia limpa: 

A energia hidrelétrica é a mais utilizada no Brasil, ocupando cerca de 60% da matriz elétrica nacional. É considerada um tipo de energia limpa, porém sua infraestrutura gera um impacto duradouro no meio ambiente, já que pode alterar curso de rios, alagar áreas inteiras para a construção de reservatórios e degradar a fauna e flora em sua construção. 

A energia eólica é uma outra forma de energia limpa, utilizando-se do vento para girar grandes hélices e, assim, produzir energia. Embora ofereça um impacto menor ao meio ambiente, ainda podem afetar a rota migratória de aves que passam pela região dos aerogeradores. 

A energia solar é mais uma forma de energia limpa. Sua geração é feita através da captação e transformação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas. É considerada uma energia limpa e seu impacto é relativamente pequeno e diz respeito à reciclagem das placas fotovoltaicas. Essas placas possuem componentes recicláveis, porém precisam ser descartadas de forma correta para que seus componentes poluentes não impactem na natureza. A boa notícia é que existem projetos que fazem esse descarte de forma segura e consciente.

É possível escolher qual tipo de energia consumir?

É possível identificar se estamos recebendo energia produzida pelas termelétricas através das bandeiras tarifárias. Quando há um aumento na bandeira e saímos da verde, é possível que tenha acontecido um aumento na demanda de energia termelétrica, por exemplo. A boa notícia é que é possível consumir energia limpa em sua casa ou negócio através da assinatura de energia solar. A Sun Mobi produz energia solar e, portanto, limpa, para que você possa ter um consumo de energia elétrica consciente.

A Sun Mobi, além de te ajudar a consumir energia limpa, também te ajuda a controlar seus gastos. Ao contratar nossa assinatura, nós instalamos na sua casa ou negócio um sensor, que te ajudará a monitorar seu gasto de energia, identificando picos de consumo . Você pode conferir seu gasto em tempo real através de nosso app e verificar quais são os principais vilões da sua conta de luz.

Escolha energia limpa: Escolha a Sun Mobi!