Energia Solar: 7 Mitos e Verdades para você ficar por dentro

A energia solar é uma das fontes renováveis que está cada vez mais presente na sociedade.

A descoberta do efeito fotovoltaico, que permite o surgimento de uma tensão elétrica em um material quando este é exposto à luz visível, aconteceu em 1839 pelo francês Alexandre-Edmond Becquerel.

Entretanto, os painéis solares como conhecemos hoje, aconteceu em 1958.

Desde então, essa fonte de energia ajuda o mundo a diversificar as fontes de energia elétrica, mantendo a produção de baixo impacto ambiental.

Contudo, ainda há pouco conhecimento e algumas desinformações, por isso, muitas dúvidas.

Por isso, separamos 7 Mitos e Verdades sobre a energia solar, para que com as informações certas, ela possa crescer ainda mais.

Boa leitura!

 

1 Placas solares não funcionam em dias nublados

Mito. 

As placas solares funcionam nos dias nublados. Embora as nuvens reduzam a passagem de luz até as placas, elas não impedem de continuar com a luminosidade.

Por isso, a incidência de raios de sol diminui nas placas, portanto, a capacidade de geração do sistema reduz, mas continua funcionando.

 

2 O que gera energia é a luz não o calor

Verdade. 

A luz é que está no comando. Mesmo que o Sol seja uma grande fonte de calor, e costumamos relacionar o calor com energia, na verdade, é a luz do Sol a responsável pelo efeito fotovoltaico.

Melhor dizendo, é a radiação a responsável pela produção de energia.

 

3 É preciso baterias para armazenar a energia

Mito. 

Essa não é a única maneira de consumir essa fonte de energia. No Brasil, os consumidores podem optar pela geração solar compartilhada, assim, participam de um modelo de compensação de créditos. 

Assim, a energia produzida nas fazendas solares é injetada automaticamente na rede convencional da concessionária e não necessita de armazenamento. 

 

4 A NASA usa energia solar

Verdade. 

Assim, como na sua casa pode chegar energia gerada de placas solares, na NASA também. Em suas estações espaciais, a NASA desde 1960 utiliza fonte solar, pois foi a solução mais viável de fornecer energia fora da Terra.

Deu tão certo, que mesmo com novas tecnologias hoje, ainda é a energia solar que alimenta as missões.

 

5 Energia solar só compensa para empresas grandes

Mito. 

Essa relação não existe. Comumente imaginamos que para instalar essa fonte renovável precisa de muito espaço. Mas hoje, com a assinatura de energia solar, pelo modelo de geração compartilhada, todos os tipos de empreendimentos podem acessar essa fonte de energia.

Locais grandes, pequenos, alugados ou próprios, em todos compensa usar.

 

6 O Brasil tem muito potencial para energia solar

Verdade.

A estimativa é potente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil consegue gerar 15 trilhões de MW por ano. Por exemplo, comparando a outra fonte renovável, as hidrelétricas, seria quatro vezes mais energia, no mesmo período.

Contudo, ainda é só uma estimativa baseada nas condições climáticas do país e entre outras características, e não é o que o Brasil produz hoje.

 

7 Toda residência pode instalar painel solar

Mito.

Nem todo local é ideal para a instalação de energia solar. Detalhes técnicos contam bastante na viabilidade da implantação de um sistema completo. O próprio espaço físico necessário para colocação das placas solares e as questões de sombreamento, podem limitar a eficiência do sistema de geração de energia.

Portanto, quando a instalação não se torna viável, a geração compartilhada, por meio da assinatura de energia é uma solução.

 

Conclusão

 

Por fim, desmistificando e confirmando esses detalhes da energia solar, é possível entender como ela funciona. 

A Sun Mobi quer democratizar cada vez mais o uso da energia solar, por isso acreditamos que a informação de qualidade é a melhor solução.

Gostou de conhecer esses mitos e verdades? 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente e converse com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.