Fazenda de energia solar: O que é e como funciona?

fazenda_de_energia_solar

Talvez você conheça alguma pessoa que tem uma fazenda, certo? Com alguma plantação, alguma criação, alguns animais… Mas já ouviu falar em fazenda de energia solar?

Vamos te apresentar este novo conceito de fazenda, que afinal, não é tão novo assim, pois já existe desde a década de 90.

Portanto, prepare-se para ficar por dentro de uma nova forma de geração de energia renovável que vem ganhando espaço no país. Veja as reflexões acerca do tema:

  • Fazenda de energia solar: o que é e como funciona?
  • Qual a diferença de fazenda solar e usina solar?
  • Como usufruir da energia gerada, sem obras e altos investimentos?

O que é uma fazenda de energia solar e como ela funciona?

Já sabemos que uma fazenda, é de certa forma um grande pedaço de terra na parte rural de uma cidade, ok? E então onde entra a energia solar aí?

É que nesses lugares não tem animais nem plantações, mas sim, vários painéis fotovoltaicos instalados, os painéis solares, por isso damos o nome de fazenda de energia solar.

Portanto, é um lugar exclusivo para gerar grande quantidade de energia solar a ser distribuída. A energia vem da conversão da luz do sol pelas placas solares, e é então compartilhada na rede elétrica que já existe na região.

Embora pareça simples, ter uma fazenda de energia solar ainda exige alguns detalhes. Um local adequado para instalação, alto investimento em terreno e nas placas solares e manutenção de funcionamento. 

Por conta da regulamentação é uma empresa especializada que precisa fazer essa conexão entre a geração de energia e a distribuição.

Porém, vários avanços na legislação já permitem que essa geração aconteça e que outras pessoas, tanto físicas como jurídicas, possam utilizar da energia solar. É uma forma de democratização da energia.

Em princípio, o funcionamento de uma fazenda solar é semelhante ao de placas solares instaladas no telhado de uma casa.

No entanto, há questões técnicas que precisam ser vistas como: a corrente gerada em corrente contínua (CC) que precisa ser convertida para corrente alternada (CA). A tensão que precisa ser elevada para entrar na rede de distribuição da cidade, entre outros.

Enfim, detalhes esses que precisam de pessoas especializadas para fazer tudo funcionar.

Existe diferença entre usina e fazenda solar?

Basicamente é a mesma coisa: usina solar, fazenda de energia solar, parque solar. É um local com grande instalação de módulos fotovoltaicos,  o que conhecemos por placas solares.

Mas algumas pessoas classificam a fazenda de energia solar como um local que tenha capacidade instalada entre 1MWp e 5MWp, ou seja, tem uma capacidade maior.

No entanto, continuam fazendo seu principal papel, transformam a luz do sol em energia limpa e renovável que você pode escolher usar.

Como ter acesso?

Agora que vimos um pouco mais o funcionamento da fazenda solar, você deve ter pensado no que fazer para poder começar usar energia solar das fazendas?

Primeiro vamos eliminar o mais difícil do processo, ter uma fazenda, certo? Você não precisa ter uma não.

Existe hoje o modelo de energia solar por assinatura, permitido e regulamentado pelo governo, em que você pode ter acesso à energia que quiser escolher, neste caso a solar. Explicamos melhor este modelo de assinatura neste artigo.

Além disso, tem direito ao abatimento dos créditos gerados por optar consumir energia solar!

E sabia que o Brasil tem um alto potencial de ampliar a produção de energia solar?

Recebemos mais de 3.000 horas de luz do sol por ano, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Já a Alemanha recebe cerca de 40% menos luz solar que o Brasil.

No entanto, na Alemanha 12,4% da energia gerada é de fonte solar, já no Brasil esse número está em torno de 2%. 

Por isso, para mudarmos esses números, não importa se você consome 50KWh ou 7.000KWh por mês, hoje você já pode escolher energia solar.

Energia solar já é uma opção viável

Aos que pensavam que para consumir energia solar teriam que iniciar pela compra de um terreno, já viram outras formas mais viáveis e descomplicadas, correto?

Surpreendentemente o Brasil tem um grande potencial para geração de energia solar, por isso não percamos tempo em escolher fonte de energia limpa e renovável.

É por isso que a Sun Mobi construiu fazendas solares, para oportunizar o acesso rápido e simples aos brasileiros na democratização da energia solar.

Além disso, você só será cobrado pelo que consome de energia, sem cobranças de bandeiras tarifárias. Afinal, você se mostrou mais comprometido com o planeta.

Converse com nossos especialistas e tire suas dúvidas para não ficar de fora desta nova revolução do consumo de energia elétrica no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.