Consumo consciente: uma nova prática

consumo_consciente

Ter um consumo consciente significa ter clareza dos hábitos do dia a dia, decidindo com inteligência o que comprar e como não desperdiçar.

Assim, a cada ano que passa as pessoas estão tendo mais consciência da importância desses hábitos.

Segundo uma pesquisa da Accenture de 2020, dizia que o comportamento dos consumidores após a COVID-19 não seria mais o mesmo. E agora, dois anos após o início da pandemia já conseguimos ver algumas transições.

Portanto, dentre essas mudanças, o novo contexto acelerou a tendência dos consumidores ao consumo consciente. 

Ou seja, os consumidores estão mais atentos ao que estão comprando, e ao que podem estar desperdiçando, optando por compras mais sustentáveis.

Assim como, o incentivo pelo comércio local e nacional aumentou. Por isso, é interessante observar esses novos comportamentos e descobrir novos modelos de mercado que estão em ressonância com essa nova era.

Vamos te mostrar mais sobre o consumo consciente e como você pode, realmente, conquistar novos hábitos no seu dia a dia.

Boa leitura!

 

O que significa consumo consciente?

Significa ter atitudes conscientes. Por exemplo, evitar o desperdício de energia elétrica ou escolher adquirir um produto de produção nacional.

No Brasil, desde 2009, o dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente, para despertar a consciência do público para os problemas socioambientais.

Ou seja, na prática, quando falamos de consumir com consciência é colocar a atenção em todas as esferas que algum produto ou serviço atua para escolher as mais sustentáveis possíveis.

Por exemplo, o uso de descartáveis. Atualmente já sabemos que utilizar muitos produtos desse tipo agrava as consequências ao meio ambiente, por conta do descarte e da decomposição do material.

Como consumir de maneira mais consciente?

Há diversas possibilidades hoje em dia de consumir de forma consciente.

Vamos trazer algumas práticas importantes que te ajudarão a entender o que pode ser feito.

Planejamento

Uma ação que pode estar presente no seu cotidiano é o planejamento das compras. 

Pois, ao planejar suas compras, você evita gastar dinheiro por impulso, desperdiça menos e diminui a geração de lixo.

Ao planejar a compra de produtos, você também estará pesquisando sobre as empresas que apresentem comportamentos sustentáveis.

Avalie os impactos de seu consumo

Saber quais são os impactos de um produto na sociedade e na natureza, é, portanto, um aspecto a ser pensado.

Por isso, antes da compra é importante: avaliar de onde o produto veio, como foram os seus processos de fabricação, qual a sua utilidade para o seu dia a dia e para onde ele pode ir após o seu consumo. 

Assim, saber toda a trajetória de um produto é uma maneira de consumi-la conscientemente.

Reaproveitamento e descarte

Um dos maiores impactos ambientais sobre o consumo das pessoas está no descarte de produtos. 

Pois, nossa sociedade produz muito lixo e todo esse volume pode ser diminuído quando consumimos de maneira mais consciente. 

Portanto, temos algumas dicas: fazer o descarte apropriado dos materiais, evitar o uso de itens descartáveis, comprar itens reciclados e aderir às práticas de reaproveitamento.

Além disso, evitar o desperdício. Apenas reaproveite ou descarte o que realmente é necessário.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia te ajuda a construir um consumo mais consciente.

Poder medir e gerenciar dados hoje, ficou muito mais fácil e possível na era em que tudo pode ser acessado, principalmente por meio da internet e dos smartfones.

Ter acesso a dados reais de consumo, gera impacto no comportamento das pessoas, fazendo com que a percepção sobre produtos ou serviços recebam a devida atenção.

É o caso, por exemplo, do modelo de assinatura de energia solar da Sun Mobi, que fornece um sensor de consumo de energia elétrica, aos seus clientes.

Este dispositivo auxilia na visualização do consumo momentâneo da energia elétrica, no local instalado.

Assim, ao ver o real dispêndio, em números, permite que as pessoas fiquem mais atentas a seus hábitos, e gerenciem melhor as suas práticas relacionadas a energia elétrica.

Conheça e valorize as empresas sustentáveis

Atenção na sua escolha de serviços e produtos. É importante não olhar apenas preço. Considerar diversos aspectos que auxiliam na mudança de comportamento para evitar desperdícios é essencial em épocas tão desenvolvidas.

Valorize as empresas que utilizam o Empreendedorismo sustentável, como um novo modelo de negócio, tendo consciência pelas pessoas, a sociedade e o meio ambiente.

Portanto, as empresas que além de possuírem produtos sustentáveis, aplicam em seu funcionamento a consciência de consumo consciente.

Por exemplo, o serviço de assinatura de energia solar da Sun Mobi, além de oferecer energia limpa e renovável com menor impacto ao meio ambiente, também oferece um processo de adesão 100% digital, sem utilização de papel.

Como começar o consumo consciente?

Conforme o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, desenvolvido pela Euromonitor, 67% dos consumidores do mundo tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente através de suas ações cotidianas, no último ano. 

O início dessa mudança está na compreensão da importância de novos hábitos diários

Um exemplo de nova prática de consumo consciente de energia aconteceu na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas). O local aderiu ao sistema de energia solar por assinatura

Por isso, busque informações sobre como as marcas que você consome se posicionam sobre o tema e como estão comprometidas com o consumo consciente.

A Sun Mobi contribui diretamente para que você, consumidor, faça sua escolha! 

Portanto, você pode ter acesso à energia solar por meio de assinatura. Um processo descomplicado e 100% digital.

Quer começar seu consumo de energia elétrica de maneira consciente?

Entre em contato com a Sun Mobi e assine energia solar!