A geração e o uso de energia solar em São Paulo cresceu bastante nos últimos anos. Segundo dados da ANEEL, o estado de São Paulo tem mais de 11.413 sistemas de energia e mais de 1.500 sistemas de energia comerciais. No entanto, o alto custo de instalação de um sistema de energia solar tornou, para muitos, o sonho de gerar sua energia solar muito distante.
Mas é possível consumir energia solar em São Paulo sem investir na instalação de um sistema de energia solar em casa e em comércios. Entenda como a Sun Mobi pode te ajudar a consumir energia solar por assinatura sem dor de cabeça.
Energia solar em São Paulo: um passo em direção a sustentabilidade e um alívio para o seu bolso
Em junho de 2022, a ANEEL aumentou novamente o valor das bandeiras tarifárias. E não é um pequeno ajuste: a bandeira vermelha patamar 1 subiu quase 63,7%! Além disso, no estado de São Paulo a luz tem sofrido seguidos aumentos, tornando a conta de luz cada vez mais cara.
Quem consome energia solar em São Paulo pode respirar mais aliviado. Além de participarem de uma comunidade mais sustentável, um dos grandes benefícios para os consumidores de energia solar é a imunidade às bandeiras tarifárias que pesam no bolso do paulistano. Assim, as tarifas aumentam, mas a sua conta de luz, não. Isso é bastante importante em um estado como São Paulo, que pode passar por longos períodos de estiagem, diminuindo o nível dos reservatórios e afetando a capacidade de geração das hidrelétricas. Com isso, torna-se necessário recorrer à energia gerada em termelétricas – muito mais cara e muito mais poluente.
Chegamos então à outra vantagem da energia solar: ela é uma energia limpa e renovável. Isso significa que sua geração tem baixo impacto no meio ambiente e como o recurso natural utilizado – a luz do sol – é virtualmente infinito, não há chance de esgotamento desse recurso. Mesmo com tempo nublado, é possível captar luz para a geração de energia.
Por que nem todo mundo consome energia solar?
O custo para a compra e instalação de um sistema de energia solar em casa ou nos negócios é inibidor. A começar pelo valor de investimento, que é bem alto. Somado a isso ainda temos:
Nem todo imóvel ou região é adequado para a sua instalação:
Para a instalação, é preciso considerar a área de sombreamento. Em lugares com muitos prédios, por exemplo, pode-se ter uma área grande em que recebe pouco, ou nem recebe, o sol. Isso diminui consideravelmente a eficiência do sistema em captar e gerar energia. Em uma cidade tão verticalizada como São Paulo, encontrar uma área ideal para a instalação dessas placas pode ser um desafio.
Além disso, poucos telhados têm estrutura para receber placas fotovoltaicas, seja por conta do peso das placas, do formato do telhado ou de seu tamanho. Isso encarece ainda mais a instalação, pois devemos somar mais gastos com obras, destinação de entulhos e outras variáveis que pesam no seu bolso até a finalização da obra.
Exige obras e burocracia:
Não tem jeito: para instalação de um sistema solar, é preciso realizar obras. E obras, seja em casa ou no seu negócio, são sempre uma dor de cabeça. Para começar a produzir energia solar, ainda é preciso lidar com solicitações, prazos, vistorias e todos aqueles processos junto às autoridades responsáveis que tiram nosso sono. Ou seja, mais dor de cabeça.
Alterações estéticas no imóvel:
É inevitável. A instalação de painéis solares muda a estética do imóvel. Para quem aluga um imóvel, seja ele residencial ou comercial, é um risco fazer uma alteração tão drástica na fachada do imóvel e se entender com o locatário depois.
Energia solar em São Paulo: A Sun Mobi está aqui para te ajudar!
Agora eu tenho uma ótima notícia para você: é possível consumir energia solar em São Paulo sem investimento, sem obras, sem burocracia, sem preocupações e de forma 100% digital!
Isso porque a Sun Mobi produz e compartilha energia solar de forma simples e descomplicada. É só assinar e consumir. Nós geramos energia solar em duas fazendas solares no interior de São Paulo – uma em Araçoiaba da Serra e outra em Porto Feliz. A nossa fazenda em Araçoiaba, por exemplo, possui 15 mil placas solares que fazem a captação da energia solar, a transformam em energia elétrica e alimentam a rede da CPFL Piratininga.
Como funciona energia solar por assinatura da Sun Mobi
Ao contratar a assinatura da Sun Mobi, nós informamos à CPFL Piratininga que você tem direito a um pedacinho da geração da nossa fazenda. Com essa informação, a concessionária gera créditos, que são abatidos diretamente da conta de luz do cliente. Isso significa economia e redução de custos para o seu negócio ou residência.
A contratação é simples e 100% digital e o atendimento pode ser feito via WhatsApp.
Consumir energia solar em São Paulo nunca foi tão fácil!