Assinatura de energia solar te ajuda a reduzir custos com energia

banner_assinatura_de_energia_solar

Apesar de seu enorme potencial energético, o Brasil possui a segunda conta de luz mais cara do mundo, atrás apenas da vizinha Colômbia. Entenda como isso é possível em um país com grande potencial hídrico e de energias renováveis e saiba como a assinatura de energia solar da Sun Mobi pode te ajudar a reduzir seus custos com energia.

Potencial energético brasileiro 

O Brasil é um dos países com maior potencial energético do mundo. Sua larga extensão, alto grau de insolação e vasta rede hídrica proporcionam condições de geração de energia bem acima da média mundial. E de energia limpa, diferentemente de outros países que a geração de energia é feita com matéria-prima não-renovável e poluente, como combustíveis fósseis e energia nuclear. 

Cerca de 83% da energia produzida no país vem de fontes renováveis, sendo que 60% provém de usinas hidrelétricas, como Itaipu. A geração de energia através de placas fotovoltaicas, usinas eólicas e de biomassa respondem pelo restante da produção renovável. Apenas 17% da energia produzida no país provém de usinas termelétricas, mais poluentes e menos eficientes. 

Porém, mesmo com todo esse potencial, a conta de luz ainda provoca sustos no consumidor.

Por que a energia no Brasil é tão cara?

Uma série de fatores influencia nos altos valores e nos aumentos constantes das contas de luz. Abaixo, listamos alguns:

  • Tributação, subsídios, furtos e outros custos 

Com apenas 50% do valor da conta de luz sendo utilizado para a geração, transmissão e distribuição de energia, para onde vão os outros 50%? Dessa porcentagem restante, cerca de 30% é composta por impostos, como o ICMS; 10% é destinada aos subsídios oferecidos às famílias de baixa renda e o restante é utilizado para cobrir custos decorrentes de furtos, falhas e políticas públicas.

  • Pouca utilização de fontes renováveis

Como falamos acima, apesar de um grande potencial energético renovável, a maior parte da nossa geração elétrica ainda é hidrelétrica. Por exemplo, apesar do alto nível de insolação presente em diversas áreas do país, a energia solar corresponde a apenas 8% da produção energética nacional. 

Ou seja, ainda há uma forte dependência das hidrelétricas como fonte de energia. E quando as condições para a produção de energia nessas usinas hidrelétricas se torna desfavorável, recorremos a uma outra produção mais cara e poluente ao invés de aproveitarmos o nosso potencial para gerar energia limpa, renovável e mais barata.

  • Estiagens e crise hídrica

Em 2014, o estado de São Paulo sofreu com a estiagem durante praticamente todo o ano. Uma das maiores crises hídricas da história do estado causou a baixa nos reservatórios, desabastecimento em diversas cidades e baixou o nível de qualidade do ar de forma perceptível.

A falta de chuvas faz com que os níveis dos reservatórios baixem, prejudicando a geração de energia e ativando as usinas termelétricas. Essas usinas são acionadas quando as condições de produção nas usinas hidrelétricas não são favoráveis e/ou há estiagem, baixando o nível dos reservatórios. 

A geração feita em termelétricas é bem mais cara: utilizando combustíveis fósseis, como o Diesel (derivado do Petróleo), carvão e gás, a geração se torna mais suscetível às variações do mercado internacional. Ela é também menos eficiente, consumindo mais matéria-prima para gerar a mesma quantidade de energia, o que acaba fazendo com que a nossa conta de luz suba também. 

banner_com_clique

Bandeiras tarifárias

Inclusive, a ativação da geração de energia por termelétricas é o critério para a cobrança das bandeiras tarifárias. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como uma forma mais transparente de realizar o repasse do aumento do custo de produção de energia elétrica e como forma de indicar ao consumidor que ele deve prestar atenção no seu consumo de energia. 

O sistema é composto por 5 bandeiras tarifárias (verde, amarela, vermelha patamar 1, vermelha patamar 2 e escassez hídrica). 

 

Energia solar por assinatura

Os constantes aumentos na conta de luz e a incidência de bandeiras tarifárias podem representar um impacto grande tanto na economia doméstica, quanto na administração de comércios e pequenos negócios. Para se ter uma ideia, a conta de luz pode representar até 15% dos custos de um restaurante. 

No entanto, a assinatura de energia solar da Sun Mobi pode te ajudar a economizar na sua conta de luz e trazer mais previsibilidade para suas finanças pessoais e para o seu negócio. Abaixo, listamos 3 formas que a nossa assinatura de energia solar pode te ajudar a melhorar sua saúde financeira:

  • Isenção da cobrança de bandeiras tarifárias

Em uma ação para incentivar a produção de consumo de energia solar, a ANEEL isentou os consumidores de energia solar das cobranças das bandeiras tarifárias. Assim, você não precisa se preocupar com o aumento da conta de luz de acordo com a variação de bandeira.

  • Mais previsibilidade sobre a sua conta de luz

Ao ter um controle maior sobre o seu gasto de energia e não sofrer com as variações das bandeiras tarifárias, você ganha previsibilidade. Sabendo exatamente o quanto você deve gastar com luz a cada mês, você pode tomar decisões relativas aos seus negócios ou às suas finanças pessoais com mais assertividade, segurança e economia.