Energia Solar no Paraná – Sustentabilidade de verdade

A sustentabilidade é um assunto levado a sério no estado do Paraná. Com políticas públicas robustas, o estado se destacou no Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, elaborado pela consultoria Bright Cities. Entre os principais destaques, estão três cidades paranaenses: Curitiba, Londrina e Maringá, que estão entre as cidades mais sustentáveis do país. 

Em matéria de energia, o estado já é referência nacional na geração de energia limpa há muito tempo, com a usina hidrelétrica de Itaipu. Agora, é hora de crescer em outro tipo de geração ainda mais limpa e comprometida com o meio ambiente: a energia solar.

Energia Solar no Paraná: Sustentabilidade com baixo impacto ambiental

No estado do Paraná, a energia solar vem ganhando cada vez mais destaque e crescimento. Mas porque apostar em energia solar, sendo que o Paraná abriga a maior usina hidrelétrica do mundo?

Energia Solar x Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica, embora seja considerada uma matriz limpa, ainda causa bastante impacto ambiental. Por exemplo, a construção de uma usina hidrelétrica exige a inundação de grandes áreas para a construção de barragens, destruindo habitats naturais e afetando a flora e fauna da região afetada. Além disso, as barragens podem emitir gases que colaboram para o efeito estufa. Durante o processo de decomposição da matéria orgânica nos reservatórios, gases como metano (um potente gás de efeito estufa) são liberados diretamente na atmosfera. 

Há também o risco de rompimento de barragens, que podem gerar catástrofes ambientais e humanitárias.

Já a energia solar possui uma geração com bem menos impacto. A geração de energia solar:

  • Não emite gases de efeito estufa na atmosfera
  • Depende de um recurso abundante e renovável: a luz solar
  • Não gera resíduos tóxicos
  • Causa baixo impacto sobre o solo e a biodiversidade

Energia solar no Paraná: o fator econômico

Por muito tempo, associamos a geração de energia solar às placas fotovoltaicas nos telhados de residências e estabelecimentos comerciais. E logo pensávamos em nossos bolsos. Afinal, a aquisição e instalação de sistemas de painéis fotovoltaicos em imóveis não apenas exigiam um investimento significativo, como exigiam também um desgaste emocional. Ou seja, obras, muita burocracia e dor de cabeça. 

Porém, este pensamento mudou. Com a geração compartilhada a energia solar se tornou mais democrática, simples e acessível. 

A geração compartilhada: Energia solar ao alcance de todos

A geração compartilhada de energia solar é uma modalidade que permite que múltiplos consumidores se unam para compartilhar os benefícios e a geração de energia de um sistema solar fotovoltaico centralizado. Ela funciona através de uma fazenda solar centralizada e nela são instalados painéis solares para a geração de eletricidade. Assim, você não precisa mais gastar ou investir em estruturas para geração de energia solar, evitando o desgaste da implantação de projetos e transtornos com regulamentação.

A geração compartilhada de energia traz inúmeros benefícios, como:

  • Democratização do acesso à energia solar
  • Economia na conta de luz
  • Contribuição para a sustentabilidade
  • Tecnologia 
  • Mais eficiência energética 

E é neste âmbito que a Sun Mobi atua.

banner_energia_solar_sao_paulo

Energia Solar no Paraná: democratização e acesso a todos

A energia solar no Paraná se tornou mais acessível com a chegada da Sun Mobi, a primeira enertech brasileira, que conta com mais de 15 anos de experiência no setor. Através do modelo pioneiro de assinatura de energia solar, o paranaense não precisa mais investir alto para consumir energia solar. Mas como este modelo funciona?

Assinatura de energia solar no Paraná:

A Sun Mobi possui duas fazendas solares no interior do estado do Paraná, nas cidades de Assaí e Palotina. Nestas fazendas, a Sun Mobi gera 950 MKw de energia, que é injetada na rede de distribuição da COPEL. Ao fazer a adesão ao nosso serviço, nós indicamos à distribuidora que um pedaço da energia que nós produzimos pertence à você. Assim, a COPEL agrega à sua conta de luz os créditos de energia, utilizados para reduzir o valor da sua fatura de energia. Em resumo:

  1. A Sun Mobi produz energia solar em suas fazendas solares
  2. A energia produzida é inserida na rede da COPEL
  3. Ao fazer a assinatura, dedicamos uma parte de nossa geração à você e informamos à distribuidora
  4. A energia solar vem na forma de créditos de energia diretamente na sua conta de luz.

Sustentabilidade e economia de verdade é com a sun mobi! fale agora com um de nossos atendentes!

Solicitar uma proposta agora