Geração compartilhada: democratizando a energia solar

solar_energy

Tornar a energia solar acessível para todos, já é realidade. Esse acesso é viável, possível e já acontece no Brasil desde 2015. A geração compartilhada auxilia a democratização à energia solar.

Assim sendo, um novo modelo de negócio surge com a geração compartilhada, regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).   

Este modelo é uma maneira de utilizar energia solar, sem necessitar de instalação de placas solares no local de consumo. É a solução ideal para apartamentos, locais alugados, inclusive para indústrias e comércios pequenos, médios ou grandes.

Além disso, promove a compensação de créditos na fatura, a diversificação da matriz energética brasileira e a utilização de uma fonte de energia renovável com baixo impacto ambiental.

Então, a seguir, você irá compreender melhor o que é geração compartilhada, modelo em que a Sun Mobi atua, e conhecer os benefícios que ela traz.

Boa leitura!

A democratização da energia solar

Para chegar na geração compartilhada, começamos pela Geração Distribuída (também conhecida como GD). 

Assim a GD, é um modelo recente de produção de energia elétrica, válida para diversas fontes de energia renováveis, regulamentada a partir da publicação da Resolução Normativa nº 482/2012.

A Geração Distribuída foi revisada na Resolução Normativa nº687/2015, e incluiu uma modalidade chamada geração compartilhada, que torna possível o compartilhamento de energia de mini ou microgeração entre dois ou mais consumidores.

Portanto, nesta modalidade de geração distribuída a produção de energia elétrica pode ocorrer longe do local que utilizará a energia. Mas, dentro da mesma área de concessão, ou seja, da distribuidora de energia.

Este modelo torna a energia solar acessível para diversas situações como: quem não tem espaço físico, quem não pode investir no momento e quer economia, e quem preza por fontes renováveis de energia.

Desse modo, abrangendo mais pessoas em diferentes situações,  facilitando o acesso delas a energia solar.

Sistema de compensação de energia elétrica

Desta forma, a energia produzida nas fazendas solares é injetada na rede da distribuidora, utilizando a mesma infraestrutura já existente,  e 
o consumidor é compensado por créditos na sua fatura de energia.

Esses créditos serão abatidos automaticamente da sua fatura de luz, dentro de um prazo de utilização de 5 anos.

A geração compartilhada e as novas tecnologias

Agora que você já conhece melhor este modelo de negócio, vamos conhecer como a tecnologia aprimora a utilização da energia solar compartilhada.

Pois, quando pensamos em novos métodos de geração de energia, também pensamos na melhor forma de consumir energia.

Portanto, para usufruir da energia solar de maneira compartilhada, é possível fazer uma assinatura deste serviço de forma 100% digital.

Além disso, com a tecnologia que possuímos hoje, é possível que a gestão do consumo seja melhor e mais consciente.

Por exemplo, a Sun Mobi, fornece a seus clientes um aplicativo de celular que apresenta a quantidade de energia gerada nas fazendas solares.

Ao mesmo tempo, é possível verificar o consumo de energia elétrica em tempo real, por um sensor instalado no painel elétrico dos clientes.

A diversificação da matriz energética

A energia solar corresponde a 2.6% da matriz energética do país. (Infográfico atualizado 04/2022 ABSOLAR).

No entanto, sabemos que o Brasil tem muito mais espaço para esta produção.

Por isso, a diversificação de fontes renováveis na matriz energética foi debate no estande do Brasil na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26) de 2021, na Escócia.

Certamente, o mundo já sabe o que precisa ser feito. O foco principal está em reduzir as emissões de CO2, por isso é inevitável uma transição energética que permita alcançar esses resultados.

Além disso, a diversificação será essencial para o Brasil para suprir a demanda por energia.

Portanto, a tendência é ter uma matriz energética diversificada e limpa. 

Geração Compartilhada e a Sun Mobi

A Sun Mobi leva energia solar para mais pessoas, por meio da geração compartilhada.

Neste modelo de negócio, o consumidor além de escolher a fonte de energia que quer usar, também economiza. E, além disso, contribui para a transformação energética que o mundo já está passando.

Por meio de uma assinatura digital, tornamos a energia solar acessível a mais pessoas.

Por isso a Sun Mobi está aqui pronta para atender você, como também simplificar processos.

Agende uma conversa com nossa equipe de especialistas e mude a forma de gerar energia.