Reduzir gastos com energia pode ser um grande desafio para um empreendedor. Ar condicionado, equipamentos que consomem muita energia, fornos, freezers e até mesmo o tipo de iluminação do seu negócio podem influenciar, e muito, na sua fatura de energia e trazer surpresas desagradáveis no final do mês.
Pensando nisso, este artigo traz algumas ações que você pode incorporar na rotina da sua empresa e tornar a redução do consumo de energia prática e simples.
Os principais vilões do consumo consciente de energia
Ao compreender quais equipamentos são os principais consumidores de energia, podemos adotar medidas específicas para economizar energia em cada caso. Além disso, a conscientização sobre os hábitos de uso e a busca por aparelhos com maior eficiência energética são fundamentais para reduzir o consumo e economizar energia em casa e na sua empresa. Para você ter uma ideia, listamos o consumo médio de alguns dos equipamentos mais comuns em estabelecimentos:
Eficiência no escritório só durante o dia? Tome cuidado!
Durante o expediente, não tem jeito: é preciso manter os equipamentos ligados. Mas e após o expediente? O Serpro realizou uma pesquisa que atestou que os equipamentos de uma estação comum de trabalho, se permanecerem em stand by fora do horário comercial, podem consumir até 610 W/dia. Parece pouco, mas a multiplicação dos fatores gastos energético x número de estações x dias no mês, pode representar um gasto considerável.
Refrigerador Comercial – Conserva seus produtos, mas drena o seu bolso
É fato: refrigeradores comerciais podem consumir até 500 W/hora. E precisam estar ligados 24 horas por dia, sob a pena de perda de produtos (e de dinheiro). Ou seja, são um mal necessário. Mas não fique triste: no nosso ebook, listamos os principais vilões da conta de luz para padarias e restaurantes e, é claro, falamos sobre refrigeradores ali.
Seu forno não pode torrar o seu faturamento
O forno elétrico, como os utilizados em padarias, pode ser um grande “beberrão” de energia. Seu consumo pode ser de até 0,9 kWh – em um forno sem isolamento, por exemplo. O que pode representar um impacto significativo no balanço financeiro da sua padaria.
Reduzindo custos com energia: o cuidado com aparelhos elétricos
Boa parte destes equipamentos e eletrodomésticos são imprescindíveis para viver com qualidade de vida hoje. Mas, para que a nossa conta de luz não cause estrago no balanço da sua empresa, precisamos encontrar formas de utilizá-los com o máximo de eficiência. Confira abaixo algumas ações para incorporar na sua rotina e começar a reduzir o seu consumo de energia hoje
Refrigerador
Para manter o refrigerador da sua padaria ou minimercado ligado o tempo todo sem que isto signifique um rombo no orçamento, é importante se certificar de que ele esteja funcionando bem e com eficiência. Desta forma, fazer a manutenção periódica é imprescindível. Além disso, certifique-se de que a vedação da porta esteja em boas condições, evite deixar a porta aberta desnecessariamente e ajuste a temperatura adequadamente. Escolher um modelo com classificação energética alta pode ser uma opção mais eficiente.
Ar condicionado
Já falamos bastante sobre ar condicionado aqui no blog da Sun Mobi, mas não custa reforçar. Afinal, no verão ele é rei (inclusive na sua conta) em diversos tipos de empreendimentos, como escritórios, lojas, restaurantes, entre outros. Este equipamento consome uma quantidade considerável de energia, especialmente em cidades mais quentes. Para maior eficiência, dê preferência a modelos mais novos e não se esqueça de limpar seu filtro com regularidade para que sua eficiência não seja comprometida. E não se esqueça de ajustar corretamente a temperatura.
Iluminação e lâmpadas
Utilize lâmpadas LED, pois elas consomem menos energia em comparação com lâmpadas incandescentes. Lembre-se de desligar as luzes em cômodos vazios e de colocar temporizadores em locais de grande circulação, como corredores e garagens.
Rotinas que irão te ajudar a reduzir o seu consumo de energia:
- Aposte na eficiência energética: equipamentos com maior eficiência energética podem ter um valor de aquisição mais alto, porém este valor se paga a médio e longo prazo. Isso acontece, pois equipamentos eficientes necessitam de menos energia para realizar suas funções com excelência, ocasionando redução de custos.
- Aproveite a luz natural: Conte com a luz do sol para iluminar os ambientes de seu estabelecimento durante o dia. Mantenha as portas e janelas abertas, pois isso pode ajudar a reduzir a necessidade de iluminação artificial.
- Se não estiver usando, desligue: ao final do expediente, desligue completamente computadores, impressoras e outros equipamentos eletrônicos. Você também pode configurar os computadores para entrar em modo de economia de energia quando não estiverem sendo usados por um determinado período de tempo.
- Incentive práticas conscientes entre os colaboradores: a educação é a sua maior aliada. Por isso, promover uma cultura de conscientização sobre o consumo de energia entre os funcionários, incentivando o uso responsável e a adoção de práticas eficientes, é uma excelente alternativa para começar a reduzir o consumo de energia da sua empresa. Você pode saber mais sobre práticas conscientes no nosso blog.
- Não deixe a manutenção de lado: faça inspeções nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado para garantir seu funcionamento eficiente e evitar desperdícios de energia. E não se esqueça de eletrodomésticos, como microondas e filtros de água: eles também podem se tornar grandes “beberrões” de energia.
A Sun Mobi te ajuda a reduzir custos com energia no seu negócio
Deixamos a melhor forma dereduzir seus custos com energia para encerrar o artigo com chave de ouro! A energia solar por assinatura da Sun Mobi une a economia e sustentabilidade da energia solar com a praticidade do serviço por assinatura.
Ou seja, com ela, você pode consumir energia solar sem precisar instalar painéis solares, realizar obras ou lidar com burocracias. Como isso é possível?
É simples: a Sun Mobi produz energia solar em suas usinas no interior do estado de São Paulo e do Paraná. Ao assinar a Mobi, uma parte da energia que produzimos passa a ser sua. Assim, informamos a distribuidora responsável pela sua região e ela acrescenta créditos de energia diretamente na sua conta de luz. Esses créditos são abatidos da sua conta de luz, reduzindo seu valor e promovendo economia.