A energia solar é uma das fontes renováveis que está cada vez mais presente na sociedade.
A descoberta do efeito fotovoltaico, que permite o surgimento de uma tensão elétrica em um material quando este é exposto à luz visível, aconteceu em 1839 pelo francês Alexandre-Edmond Becquerel.
Entretanto, os painéis solares como conhecemos hoje, aconteceu em 1958.
Desde então, essa fonte de energia ajuda o mundo a diversificar as fontes de energia elétrica, mantendo a produção de baixo impacto ambiental.
Contudo, ainda há pouco conhecimento e algumas desinformações, por isso, muitas dúvidas.
Por isso, separamos 7 Mitos e Verdades sobre a energia solar, para que com as informações certas, ela possa crescer ainda mais.
Boa leitura!
1 Placas solares não funcionam em dias nublados
Mito.
As placas solares funcionam nos dias nublados. Embora as nuvens reduzam a passagem de luz até as placas, elas não impedem de continuar com a luminosidade.
Por isso, a incidência de raios de sol diminui nas placas, portanto, a capacidade de geração do sistema reduz, mas continua funcionando.
2 O que gera energia é a luz não o calor
Verdade.
A luz é que está no comando. Mesmo que o Sol seja uma grande fonte de calor, e costumamos relacionar o calor com energia, na verdade, é a luz do Sol a responsável pelo efeito fotovoltaico.
Melhor dizendo, é a radiação a responsável pela produção de energia.
3 É preciso baterias para armazenar a energia
Mito.
Essa não é a única maneira de consumir essa fonte de energia. No Brasil, os consumidores podem optar pela geração solar compartilhada, assim, participam de um modelo de compensação de créditos.
Assim, a energia produzida nas fazendas solares é injetada automaticamente na rede convencional da concessionária e não necessita de armazenamento.
4 A NASA usa energia solar
Verdade.
Assim, como na sua casa pode chegar energia gerada de placas solares, na NASA também. Em suas estações espaciais, a NASA desde 1960 utiliza fonte solar, pois foi a solução mais viável de fornecer energia fora da Terra.
Deu tão certo, que mesmo com novas tecnologias hoje, ainda é a energia solar que alimenta as missões.
5 Energia solar só compensa para empresas grandes
Mito.
Essa relação não existe. Comumente imaginamos que para instalar essa fonte renovável precisa de muito espaço. Mas hoje, com a assinatura de energia solar, pelo modelo de geração compartilhada, todos os tipos de empreendimentos podem acessar essa fonte de energia.
Locais grandes, pequenos, alugados ou próprios, em todos compensa usar.
6 O Brasil tem muito potencial para energia solar
Verdade.
A estimativa é potente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil consegue gerar 15 trilhões de MW por ano. Por exemplo, comparando a outra fonte renovável, as hidrelétricas, seria quatro vezes mais energia, no mesmo período.
Contudo, ainda é só uma estimativa baseada nas condições climáticas do país e entre outras características, e não é o que o Brasil produz hoje.
7 Toda residência pode instalar painel solar
Mito.
Nem todo local é ideal para a instalação de energia solar. Detalhes técnicos contam bastante na viabilidade da implantação de um sistema completo. O próprio espaço físico necessário para colocação das placas solares e as questões de sombreamento, podem limitar a eficiência do sistema de geração de energia.
Portanto, quando a instalação não se torna viável, a geração compartilhada, por meio da assinatura de energia é uma solução.
Conclusão
Por fim, desmistificando e confirmando esses detalhes da energia solar, é possível entender como ela funciona.
A Sun Mobi quer democratizar cada vez mais o uso da energia solar, por isso acreditamos que a informação de qualidade é a melhor solução.
Gostou de conhecer esses mitos e verdades?
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente e converse com nossos especialistas.