Economizar energia elétrica, afinal, você sabe como?

lampadas_moedas

Com certeza, você já viu muitas dicas para economizar energia elétrica. Mas, além de conhecer, é importante saber como colocar em prática.

Portanto, o desafio é criar novos hábitos. Para isso você precisa gerar atitudes mais sustentáveis que se encaixem no seu dia a dia.  Por isso, quando falamos em economia de energia, queremos mostrar a importância do consumo consciente.

Neste sentido, criamos uma lista de ações para você aplicar no seu dia a dia:

  • Ativar funções de economia do ar-condicionado
  • Tomar banhos mais conscientes
  • Manutenções elétricas para melhor funcionamento 
  • Organizar melhor as tarefas e rotina
  • Controlar o consumo da energia em tempo real
  • Escolher o tipo de energia a ser consumida

Vejamos mais sobre essas novas ideias e como pode ficar mais fácil fazer essas dicas virarem economia para sua conta de luz.

Conhecer as funções do ar-condicionado garante economizar energia

Nem sempre sabemos tudo o que o ar-condicionado pode fazer. Portanto, ler o manual de um novo produto é bem importante. 

Às vezes, não temos paciência. Porém, conhecer as funções que o aparelho tem, pode ajudar a economizar energia elétrica.

Por exemplo, uma função que existe em alguns modelos de ar-condicionado é o “Sleep”. Uma palavra em inglês que significa dormir

É por meio desta função, que, enquanto você dorme o equipamento aumenta a temperatura aos poucos. Assim, o ambiente fica agradável sem forçar tanto o ar-condicionado.

Uma outra dica é pesquisar os modelos antes de adquirir um novo equipamento. Pois, assim você pode escolher produtos melhores que apresentam mais funções e mais tecnologia. 

Por exemplo, o sistema inverter, é uma tecnologia feita para diminuir o consumo. Este modelo é ideal para restaurantes ou locais que ficam com portas e janelas abertas.

Tomar banhos conscientes, é possível e econômico

Sabemos que o chuveiro é o grande vilão do consumo de energia elétrica. No banho, precisamos correr contra o tempo, porém também é um momento de relaxamento. Portanto, como fazer?

Veja, você está no banho pensando nas tarefas do dia e acaba perdendo a atenção. Por isso, às vezes não consegue ser rápido. Concentre-se no momento. Crie uma rotina para o seu banho, organizando tudo antes e quando estiver pronto tome banho.

Outro ponto importante, organize sua rotina para evitar banhos entre 18h e 21h, os horários de pico de consumo de energia.

Lembrando que vários modelos de chuveiro apresentam o modo verão, utilize este sempre que possível!

Manutenções elétricas para melhor funcionamento: investimento e economia

Problemas na fiação e instalações elétricas podem causar a fuga de corrente elétrica, portanto, aumento na conta de luz.

Como saber se isso está acontecendo? Chame um profissional da área para verificar! No entanto, clientes da Sun Mobi instalam um sensor no medidor energético que permite identificar o que pode estar ocorrendo.

Manter a manutenção elétrica da sua casa ou comércio, é essencial. Desta forma, é possível prevenir acidentes. Invista neste cuidado. 

Organizar melhor as tarefas e rotina: economia de tempo e energia

Neste sentido, uma prática é rever seus hábitos diários para ter atitudes mais sustentáveis. Quanto mais organizado for, menos luzes acesas você deixará por onde passar. 

Por exemplo, organizar a geladeira, fazendo uma lista dos alimentos que tem nela. Assim, você não precisa abrir a porta várias vezes para saber o que pegar, ou ter ideia do que preparar para o jantar.

Controlar o consumo da energia

Saber o quanto consome de energia elétrica a cada mês, evita surpresas. No entanto, para ter esse controle nem sempre é fácil.

E sabemos que o uso da energia elétrica pode apresentar problemas. Já escrevemos mais sobre isso nesse artigo.

Por isso, a Sun Mobi oferece uma tecnologia exclusiva de sensor e aplicativo a seus clientes que permite o controle em tempo real do seu consumo. Mais organização e praticidade para a economia de energia.

Certamente o que você quer é poder controlar seu consumo e seus gastos, fazendo o que gosta. 

Sem sustos nas contas de luz!

Escolher o tipo de energia a ser consumida: energia solar 

Portanto, poder escolher energia limpa faz de fato você economizar. Pois, gerar energia solar é mais barato, por isso você não fica exposto aos valores abusivos cobrados na conta de luz.

Assim, para você desenvolver um novo hábito sustentável e ainda economizar os custos na conta de energia, existe a opção da energia solar por assinatura

É uma forma de utilizar energia sustentável de forma prática e rápida. Já escrevemos um artigo explicando este modelo de energia solar que a Sun Mobi oferece, vale a pena ler aqui.

Economizar energia elétrica reflete nas suas finanças e nas suas atitudes

Escolher como agir reflete em economia para você.

Escolher a energia solar por assinatura que a Sun Mobi oferece, 100% digital e rápida, com acesso a controle de consumo instantâneo, é a prática que falta no seu processo de mudança para, afinal, ter um consumo sustentável.

Quer entender melhor como novos hábitos podem ajudar na sua economia de energia?

Você no comando da sua conta de luz!

Um plano de energia solar simples, como assinar um streaming!
100% Digital e sem burocracias.