O desperdício de alimento é um problema em todo o mundo. No Brasil, cerca de 41.000 toneladas de alimentos são jogadas fora por ano. Só o setor de restaurantes é responsável por aproximadamente 6 mil toneladas de alimentos desperdiçados. Mas é possível mitigar esta perda através da cozinha sustentável. Continue a leitura para saber mais sobre como transformar a cozinha do seu restaurante em uma cozinha sustentável.
Cozinha sustentável: um conceito mais do que necessário
A cozinha sustentável é um princípio culinário que busca minimizar o impacto ambiental e promover a responsabilidade social ao longo de todo o ciclo de vida dos alimentos. Para isso, algumas ações são necessárias como:
-
-
Escolher ingredientes sazonais e locais
-
Reduzir o desperdício de alimentos por meio de técnicas de aproveitamento integral
-
Utilizar métodos de cultivo e criação sustentáveis
-
Usar conscientemente recursos naturais, como água e energia.
-
Incentivar o consumo consciente, valorizando ingredientes de origem vegetal, orgânicos e produzidos de forma ética.
-
Desta forma, repensamos toda a cadeia de produção alimentar, desde o cultivo até o cliente final. Ao fazer isso, promovemos também a conscientização de clientes, colaboradores e fornecedores. Assim, adotando uma abordagem sustentável na cozinha, é possível promover a preservação do meio ambiente, a saúde das pessoas e a equidade social.
Um bom exemplo de cozinha sustentável é o Sítio 17, capitaneado pela nutricionista Alice Okamura. O possui alguns recursos sustentáveis como um minhocário próprio, o cultivo de uma horta que fornece parte dos insumos para o restaurante e a utilização de técnicas de compostagem. Além disso, promove a conscientização ambiental entre colaboradores e opta pela utilização de energia solar no modelo por assinatura. Saiba mais sobre a Alice e o Sítio 17.
Cozinha sustentável na prática
Como o conceito de cozinha sustentável engloba diversos processos, de ponta a ponta da cadeia de produção, a sustentabilidade não está restrita apenas ao preparo do alimento. Separamos alguns processos fundamentais para colocar a cozinha sustentável em prática. Confira abaixo:
Elabore pratos com ingredientes locais e sazonais
Priorize a compra de alimentos produzidos localmente e em sua estação adequada. Além de incentivar o comércio local e promover a geração de empregos na comunidade, a cozinha sustentável também reduzirá a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos de longa distância.
Da raiz à folha: aproveite os ingredientes integralmente
Utilize todas as partes dos ingredientes, desde cascas até talos e folhas, para minimizar o desperdício. Explore receitas e técnicas que permitam utilizar completamente os alimentos, como fazer caldos a partir de cascas de legumes ou utilizar apenas para criar pratos deliciosos. A cenoura, por exemplo, pode ser aproveitada integralmente: os talos podem complementar um bom caldo de legumes; a raíz pode ser ralada e entrar em diversos preparos; já as folhas podem ser o ingrediente de um delicioso molho pesto.
Planejar para não desperdiçar
Um dos alicerces para uma cozinha sustentável é o planejamento. Ao planejar o seu cardápio, você minimiza o desperdício. Por isso, faça esse planejamento com antecedência, porcione apenas o necessário e não deixe de prestar atenção no armazenamento dos seus insumos. Você também pode implantar uma política de doação de alimentos excedentes, beneficiando instituições e projetos locais.
Gerenciamento de resíduos
Implemente um sistema de gerenciamento de resíduos eficiente, separando corretamente os resíduos recicláveis e orgânicos. Recicle embalagens, utilize compostagem para os restos de comida e procure maneiras de minimizar o uso de materiais descartáveis na cozinha, optando por alternativas reutilizáveis e sustentáveis.
Luzes ligadas e torneira pingando? Não mais!
Além de lutar contra o desperdício de alimentos, em uma cozinha sustentável é preciso controlar também o uso de água e energia. Por isso, adote medidas para reduzir o consumo de água e energia na cozinha. Por exemplo, você pode instalar equipamentos eficientes, como fogões e geladeiras de baixo consumo.
A cozinha sustentável tem tudo a ver com energia solar. Saiba porque:
A cozinha sustentável e a energia solar por assinatura são o par perfeito para um restaurante sustentável de sucesso. O motivo é o objetivo de minimizar o impacto ambiental e de promover práticas responsáveis em relação aos recursos naturais. E não faltam razões para isso:
- A energia solar é uma energia renovável e que utiliza como matéria-prima a luz do sol.
- Por isso, não emite gases poluentes nocivos, nem que provocam o efeito estufa. Assim, sua pegada de carbono é bem baixa.
- Promove a conscientização e o estímulo à inovação. Ao adotar a energia solar, a cozinha sustentável serve como exemplo e estímulo para a adoção de práticas inovadoras e sustentáveis em outros setores.
- Não podemos deixar de lado os benefícios financeiros: a geração de energia solar é mais barata. E o empreendedor sente isso na prática, com a diminuição dos valores da fatura de energia.
Seu restaurante funciona em um imóvel alugado? Sem problema! Com a energia solar por assinatura sua cozinha sustentável pode consumir energia solar sem os altos investimentos que cercam a compra e instalação de painéis fotovoltaicos. Isso pode ser feito através da assinatura de energia solar.
Energia solar para sua cozinha sustentável
A Sun Mobi possui o modelo perfeito de assinatura de energia solar para a sua cozinha sustentável. Com adesão 100% digital e flexibilidade no pagamento, ficou fácil tornar seu restaurante ainda mais sustentável.
A assinatura funciona da seguinte forma:
- A Sun Mobi gera energia em suas fazendas solares, localizadas no interior do Paraná e do estado de São Paulo
- A energia produzida é injetada na rede da distribuidora
- Quando você faz a assinatura, a Sun Mobi comunica à distribuidora que uma parte da energia que nós produzimos pertence à você
- A distribuidora transforma esta energia em créditos de energia, que são descontados diretamente da sua conta de luz.