Consumo consciente: uma nova prática

consumo_consciente

Ter um consumo consciente significa ter clareza dos hábitos do dia a dia, decidindo com inteligência o que comprar e como não desperdiçar.

Assim, a cada ano que passa as pessoas estão tendo mais consciência da importância desses hábitos.

Segundo uma pesquisa da Accenture de 2020, dizia que o comportamento dos consumidores após a COVID-19 não seria mais o mesmo. E agora, dois anos após o início da pandemia já conseguimos ver algumas transições.

Portanto, dentre essas mudanças, o novo contexto acelerou a tendência dos consumidores ao consumo consciente. 

Ou seja, os consumidores estão mais atentos ao que estão comprando, e ao que podem estar desperdiçando, optando por compras mais sustentáveis.

Assim como, o incentivo pelo comércio local e nacional aumentou. Por isso, é interessante observar esses novos comportamentos e descobrir novos modelos de mercado que estão em ressonância com essa nova era.

Vamos te mostrar mais sobre o consumo consciente e como você pode, realmente, conquistar novos hábitos no seu dia a dia.

Boa leitura!

 

O que significa consumo consciente?

Significa ter atitudes conscientes. Por exemplo, evitar o desperdício de energia elétrica ou escolher adquirir um produto de produção nacional.

No Brasil, desde 2009, o dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente, para despertar a consciência do público para os problemas socioambientais.

Ou seja, na prática, quando falamos de consumir com consciência é colocar a atenção em todas as esferas que algum produto ou serviço atua para escolher as mais sustentáveis possíveis.

Por exemplo, o uso de descartáveis. Atualmente já sabemos que utilizar muitos produtos desse tipo agrava as consequências ao meio ambiente, por conta do descarte e da decomposição do material.

Como consumir de maneira mais consciente?

Há diversas possibilidades hoje em dia de consumir de forma consciente.

Vamos trazer algumas práticas importantes que te ajudarão a entender o que pode ser feito.

Planejamento

Uma ação que pode estar presente no seu cotidiano é o planejamento das compras. 

Pois, ao planejar suas compras, você evita gastar dinheiro por impulso, desperdiça menos e diminui a geração de lixo.

Ao planejar a compra de produtos, você também estará pesquisando sobre as empresas que apresentem comportamentos sustentáveis.

Avalie os impactos de seu consumo

Saber quais são os impactos de um produto na sociedade e na natureza, é, portanto, um aspecto a ser pensado.

Por isso, antes da compra é importante: avaliar de onde o produto veio, como foram os seus processos de fabricação, qual a sua utilidade para o seu dia a dia e para onde ele pode ir após o seu consumo. 

Assim, saber toda a trajetória de um produto é uma maneira de consumi-la conscientemente.

Reaproveitamento e descarte

Um dos maiores impactos ambientais sobre o consumo das pessoas está no descarte de produtos. 

Pois, nossa sociedade produz muito lixo e todo esse volume pode ser diminuído quando consumimos de maneira mais consciente. 

Portanto, temos algumas dicas: fazer o descarte apropriado dos materiais, evitar o uso de itens descartáveis, comprar itens reciclados e aderir às práticas de reaproveitamento.

Além disso, evitar o desperdício. Apenas reaproveite ou descarte o que realmente é necessário.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia te ajuda a construir um consumo mais consciente.

Poder medir e gerenciar dados hoje, ficou muito mais fácil e possível na era em que tudo pode ser acessado, principalmente por meio da internet e dos smartfones.

Ter acesso a dados reais de consumo, gera impacto no comportamento das pessoas, fazendo com que a percepção sobre produtos ou serviços recebam a devida atenção.

Conheça e valorize as empresas sustentáveis

Atenção na sua escolha de serviços e produtos. É importante não olhar apenas preço. Considerar diversos aspectos que auxiliam na mudança de comportamento para evitar desperdícios é essencial em épocas tão desenvolvidas.

Valorize as empresas que utilizam o Empreendedorismo sustentável, como um novo modelo de negócio, tendo consciência pelas pessoas, a sociedade e o meio ambiente.

Portanto, as empresas que além de possuírem produtos sustentáveis, aplicam em seu funcionamento a consciência de consumo consciente.

Por exemplo, o serviço de assinatura de energia solar da Sun Mobi, além de oferecer energia limpa e renovável com menor impacto ao meio ambiente, também oferece um processo de adesão 100% digital, sem utilização de papel.

Como começar o consumo consciente?

Conforme o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, desenvolvido pela Euromonitor, 67% dos consumidores do mundo tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente através de suas ações cotidianas, no último ano. 

O início dessa mudança está na compreensão da importância de novos hábitos diários

Um exemplo de nova prática de consumo consciente de energia aconteceu na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas). O local aderiu ao sistema de energia solar por assinatura

Por isso, busque informações sobre como as marcas que você consome se posicionam sobre o tema e como estão comprometidas com o consumo consciente.

A Sun Mobi contribui diretamente para que você, consumidor, faça sua escolha! 

Portanto, você pode ter acesso à energia solar por meio de assinatura. Um processo descomplicado e 100% digital.

Quer começar seu consumo de energia elétrica de maneira consciente?

Entre em contato com a Sun Mobi e assine energia solar!