Cada vez mais as pessoas estão buscando meios de economizar energia. Por isso, novas alternativas crescem a cada ano, por exemplo, a energia solar por assinatura.
Portanto, hoje é possível escolher a fonte de energia que você consome na sua residência e/ou na sua empresa. Mas será que tem a hora certa para mudar?
Bem, tudo começa por esse novo modelo de negócio que veio para ficar, a economia compartilhada. É por meio dessa nova ideia de consumo, o compartilhamento, que a democratização da energia solar pode acontecer.
Se você entende a importância dessa nova dinâmica social, como aplicativos que possibilitam acesso a serviços para diversos públicos por preços favoráveis: Uber, Airbnb, Netflix, Amazon Prime, você já está pronto para ser adepto dessa nova era energética.
Mas, há momento certo para escolher e começar a usar energia solar por assinatura?
Acompanhe o texto e saiba a partir de quando você pode assinar energia solar.
Boa leitura!
Economia compartilhada e a energia solar
A economia mundial muda sempre para manter-se ativa. Assim também acontece com a tecnologia, que está continuamente avançando e desenvolvendo novas possibilidades.
Portanto, nessas criações novos modelos de negócios vão surgindo, e hoje temos a conhecida economia compartilhada.
Sobretudo, uma tendência global, a economia colaborativa tem presença hoje pelos aplicativos, por exemplo: Uber, Airbnb, Buser.
E a energia solar não ficou de fora e também começou a ser compartilhada!
Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, que possibilita a geração distribuída de energia elétrica.
Assim, a energia compartilhada pode ser usada por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, por meio de consórcio ou cooperativa e que estejam em locais atendidos pela mesma rede distribuidora de energia.
Portanto, unir a economia compartilhada à geração de energia solar, tornou real a democratização do acesso à energia solar.
O crescimento da energia solar por assinatura
Esse modelo já existe em diversos países fora do Brasil, mas por aqui ainda parece novidade.
Porém, as contas estão assustando o consumidor que está fazendo de tudo para diminuir seus custos.
Além disso, 3 pontos que se conectam com o avanço desse cenário de consumo de energia solar por assinatura:
- O consumo consciente das pessoas. Está na hora de verdadeiramente sermos sustentáveis e fazer algo palpável para o planeta!
- A crise hídrica do último ano (2021), assustou bastante os consumidores que dependem, em maior parte, da energia elétrica que vem das usinas hidroelétricas;
- A regulamentação de geração e distribuição tomou seu devido espaço e abriu-se portas para novos modelos de negócio.
Assim, a energia solar por assinatura trouxe economia. Ou seja, você não tem investimentos com instalações e manutenções e ainda recebe créditos (abatidos na sua conta de luz).
Portanto, se não há valor de investimento inicial, nem obras a serem feitas, voltamos a pergunta inicial: quando você pode assinar energia solar?
Aliás, se você não fizer nada nesse momento, já deixou de guardar dinheiro.
Benefícios da assinatura
Quando pensamos em energia solar, logo vem a mente um telhado cheio de painéis solares, certo?
Isso é possível sim, claro. Mas aqui não estamos falando do mesmo modelo de negócio.
Quando falamos assinatura de energia solar, dizemos que você terá acesso ao uso de energia solar, sendo que ela não é produzida no lugar que você se encontra.
No entanto, se você optar pela energia solar gerada no próprio local, é importante ter em conta, que ao escolher gerar a própria energia elétrica por meio dos painéis solares, existem alguns desafios técnicos que você precisa observar:
- É preciso contratar uma empresa de qualidade para todo o projeto e instalação;
- Estar atento as devidas manutenções no sistema;
- É necessário saber se seu local possui aterramento, estrutura de fixação telhado reforçado, inclinação ideal para a colocação dos painéis solares;
- Saber se seu consumo de energia mensalmente, será suprido pelo que será gerado.
E claro, sem contar que a assinatura de energia solar resolve a situações de imóveis alugados, por não haver necessidade de modificação física no local.
Você consegue levar a energia solar, onde você for.
Quando escolher energia solar por assinatura?
A melhor hora de mudar suas ações é quando você enxerga o real motivo para fazê-las.
Você pode escolher sustentabilidade agora ou depois, porém as diferenças serão sentidas pelo planeta, e no seu bolso também.
Como vimos, a economia colaborativa e o crescente uso da energia solar por assinatura já estão disponíveis.
Não existe hora ruim quando você está pronto para fazer coisas boas para você e para o planeta.
Quer ser parte de uma nova era energética?