Fantasma da energia – Entenda como ele pode afetar seu negócio

O fantasma da energia pode ser ainda mais assustador do que as assombrações do dia a dia. A fuga de energia é um grande inimigo do seu orçamento, podendo representar até 30% do valor da sua conta de luz. Saiba mais sobre esse grande vilão e como se precaver contra ele.

O que é uma fuga de energia?

A fuga de energia, ou fuga de corrente elétrica, acontece quando uma corrente elétrica flui para além de seu circuito principal e acaba escapando dele durante sua trajetória. É como se acontecesse um vazamento de energia. 

Pense em quando enchemos um balde de água com uma mangueira: a água segue um caminho dentro da mangueira a partir do momento em que abrimos a torneira e deve desaguar no balde. Porém, se temos furos na mangueira, uma parte da água deve escapar por eles. Assim, usaremos mais água que o necessário para encher o balde, uma vez que uma parte dessa água fluiu por onde não deveria. Com a energia, o processo é similar. 

Existem duas formas através das  quais a energia pode fugir:

  1. Dos cabos das instalações elétricas e eletrodomésticos
  2. Da falta de vedação do equipamento

No primeiro caso, fios desencapados, instalação elétrica mal feita ou até mesmo infiltrações e umidade possibilitam são as principais causas de fuga de corrente. Já no segundo, um aparelho com defeito ou problemas no isolamento de sua fiação ou de vedação podem ocasionar esse vazamento de energia.

Mas o que isso significa na prática?

 

Fantasminha nada camarada

Um cabo ou equipamento com fuga de energia pode se mostrar uma grande dor de cabeça. Um aumento inesperado na conta de luz, por exemplo, pode ser resultado de uma fuga de energia. Isso porque aparelhos ou cabos com fuga acabam consumindo mais energia para ter o mesmo rendimento, o que acarreta em um aumento do consumo. E não é pequeno: pode ir de 30 a 50% de acréscimo em uma conta de luz

A fuga de corrente precisa ser identificada e corrigida, pois além de afetar seu bolso, pode ser também muito perigosa. Entre as consequências de uma fuga de energia não identificada ou negligenciada estão choques elétricos, equipamentos queimados e até incêndios. 

Prevenção

Para evitar que aconteçam fugas de correntes em seu empreendimento, você pode contar com a ajuda da Sun Mobi. Ao contratar a nossa assinatura, a Sun Mobi enviará um técnico para o seu estabelecimento que fará a avaliação técnica dos equipamentos e identificará possíveis fugas de energia. Fazendo uma análise preventiva, é possível evitar gastos desnecessários e a depreciação da rede elétrica e de seus equipamentos.

banner_energia_solar_sao_paulo

Separamos uma lista com boas práticas para evitar a aparição do fantasma da energia:

A fita isolante é uma importante aliada!

A fita adesiva pode parecer uma solução rápida e barata, mas que pode causar muita dor de cabeça. Para cabos elétricos use sempre a fita isolante, pois ela não conduz eletricidade, sendo ideal para lidar com cabeamento elétrico

Evite benjamins (adaptadores)

Todo mundo tem um daqueles adaptadores em T para ligar mais de um equipamento na tomada. Eles podem ser úteis quando temos aparelhos demais, porém poucas tomadas. E seriam uma ótima solução, não fosse pelo fato de que além de possibilitar fugas de energia, podem aquecer tomadas e fios elétricos, podendo desarmar o disjuntor e até causar curtos-circuitos.

Nunca, em hipótese alguma, ignore os fios desencapados

Além de possibilitar as fugas de energia, ainda é perigosíssimo. Isso porque fios desencapados podem se encostar, gerando faíscas e curtos circuitos, que colocam em risco o imóvel. Também são responsáveis por choques, que podem ser fatais.

Faça avaliações na rede elétrica com frequência.

A manutenção preventiva é a melhor forma de evitar prejuízos futuros. Com uma boa vistoria, é possível preservar sua rede elétrica e seus equipamentos, garantindo que eles funcionem perfeitamente por mais tempo. O recomendado é que se faça uma manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano.