Neste mês de novembro, a Sun Mobi completa cinco anos de existência. Foram cinco anos de muita luta, muitos altos e baixos, muita resiliência, muitos desafios e muitas superações. Temos muito orgulho da nossa história e das nossas conquistas e, por isso, queremos compartilhar nosso sucesso com aquele que tornou tudo isso possível: você!
A Sociedade Sun Mobi: Alexandre Bueno, Guilherme Susteras e Alexandra Januario Susteras
O empreendedorismo e a inovação estão presentes na vida dos sócios Guilherme Susteras e Alexandre Bueno desde muito cedo. Por influência de seu pai, Maurício Walter, Guilherme cresceu em um ambiente fortemente ligado à inovação. Colaborador do Sebrae, Maurício foi um dos criadores da CIETEC – uma associação sem fins lucrativos de promoção ao empreendedorismo e à inovação.
Já Alexandre teve na figura da mãe a inspiração empreendedora. Sabe aquela mãe que se desdobra para fazer o melhor para sua família? A Wanda era uma dessas. No meio da década de 80, começou a fazer ovos de Páscoa para vender e engordar a renda da família. O Alexandre ia para São Paulo com ela para comprar os insumos para produzir os doces e depois se encarregava de entregá-los aos clientes. Essa experiência prematura lhe ensinou a importância do trabalho em equipe.
Após o início da operação da primeira usina, a sociedade ficou ainda mais forte com a chegada da Alexandra, ganhamos mais tração em nossa rotina, além de mais inteligência e estratégia no atentimento ao cliente.
E é foi muito trabalho em equipe que a sociedade criou a Sun Mobi, a primeira enertech brasileira.
Sun Mobi: Pioneirismo e Sustentabilidade
O ano de 2016 foi duro para a Sun Mobi e seus sócios, Alexandre e Guilherme. Durante boa parte deste período, a Sun Mobi não conseguiu investidores para impulsionar a empresa. Além disso, enfrentou problema com um dos sócios que acabou rompendo a parceria. Para piorar, no âmbito pessoal, tanto Guilherme, quanto Alexandre perderam suas grandes referências: Maurício e Wanda.
Porém, todos os reveses não desanimaram os parceiros. Passado o período de luto, seguiram de cabeça em pé e sempre levando o espírito em seus pais como inspiração. O Maurício acabou se tornando um verdadeiro anjo da Sun Mobi, pois a herança deixada para seu filho tornou a empresa viável e reviveu o sonho que parecia tão distante.
Maurício Valter Susteras: A primeira fazenda solar da Sun Mobi
Com a nova injeção de ânimo e a ampliação dos horizontes, a usina de energia solar começava a sair do papel. Após um ano de muitos baixos, disciplina, resiliência, dedicação e muito planejamento eram mandatórios para que a Sun Mobi se tornasse realidade.
Em 04 de janeiro de 2017, enquanto muitos ainda estavam curtindo a virada do ano, os sócios voltaram ao escritório, levaram a lousa onde estava todo o planejamento e partiram para o tudo ou nada. Foram taxativos e bem realistas: “Se não der dessa vez, acaba aqui.”
Em março de 2017, os sócios dão o primeiro passo na concretização do sonho e compram o terreno para a construção da usina em Araçoiaba da Serra. Já no mês seguinte, a Sun Mobi conseguiu seus primeiros investidores anjo. No segundo semestre, antes da usina iniciar as operações, entra em cena Adilson Bronze – o primeiro cliente a acreditar na Sun Mobi. Em novembro, a usina entra em operação.
No final de 2017, a Sun Mobi contava com uma carteira de 12 clientes e uma usina produzindo energia a todo vapor.
Usina Wanda Maria Bueno
Nos anos seguintes, a Sun Mobi cresceu cada vez mais. Nos anos de 2018 e 2019, a empresa ganhou prêmios, como o DesenvolveSP, que reconhece a contribuição da empresa no desenvolvimento do estado de São Paulo, e a Medalha Ecológica oferecida pela prefeitura de Porto Feliz, que premia empresas que se destacam por sua preocupação com o meio ambiente.
Além disso, durante estes dois anos, a Sun Mobi ampliou sua base de clientes e recebeu aporte de novos investimentos, que possibilitaram a expansão da usina Maurício Valter Susteras.
Um dos maiores marcos nestes anos foi a construção de uma nova usina, desta vez em Porto Feliz. A usina solar, com capacidade instalada de 1 MW de energia, recebeu o nome de Wanda Maria Bueno, em homenagem à mãe de Alexandre, e entrou em operação no início de 2020.
Neste mesmo ano, enfrentamos um desafio para os quais muitos não estavam preparados: a pandemia de Covid-19. Com o fechamento temporário do comércio e impacto imediato em diversos setores da economia, além do desgaste mental, 2020 foi um ano que muitos preferem esquecer. Em um movimento de empatia, estabeleceu um plano de ajuda que contemplava os clientes 100% assíduos e que foram impactados pela pandemia.
Ontem, hoje e amanhã
Em 2021, a Sun Mobi encantou um novo investidor, a GET Energy e iniciou as obras de expansão do complexo WMB, em Porto Feliz, que entrou em operação em 2022, com potência de geração de 4 MW. Foi neste ano que adotamos a Clara, nosso chatbot de atendimento, que tornou nossos atendimentos ainda mais fluidos e dinâmicos.
E não é possível falar em Sun Mobi sem falar em sustentabilidade.
Nos 5 anos de empresa:
- Gerou um total de 8.916.163 kWh
- Evitou a emissão de 599.807 kg de CO²
- Rodou o equivalente a 2.388.836 km
- Plantou o equivalente a 3.677 árvores, em um total de 22.060 m².
É graças à confiança depositada em nossos clientes e investidores que chegamos onde estamos hoje. Mas não pararemos por aí! A meta é contribuir cada vez mais para uma vida sustentável e pela preservação do meio ambiente. Nosso objetivos é, em 30 anos:
- Gerar um total de 88.551.072 kWh
- Rodar o equivalente a 352.669.987 km
- Plantar o equivalente a 542.792 árvores, em um total de 3.256.751 m².